domingo, 18 de abril de 2010

Erraticidade

Muito interessante a pergunta que me foi feita ontem na aula da juventude: por que se diz que o espírito desencarnado encontra-se na erraticidade? É porque ele está em erro? O erro não seria próprio da vida na matéria?
Muito boa pergunta!
A resposta, em primeiro lugar, deve esclarecer que erraticidade não é um lugar, mas uma condição do espírito que se encontra errante. E errante, ao pé da letra quer dizer nômade, sem residência fixa, vagante, andar sem destino.
Mas obviamente que o espírito errante não anda sem destino, não vaga, como muita gente acha. O espírito desencarnado realmente ainda não tem residência fixa pois se encontra no plano espiritual, mas temporariamente, pois está a espera de novo destino, qual seja, nova encarnação.
E nesse lapso de tempo em que o espírito fica aguardando e se preparando para nova encarnação, diz-se que ele está na erraticidade, ou seja, na condição de errante, pois ainda não alcançou a destinação definitiva, logo, sua condição é temporária. Se encontra naquele local apenas transitoriamente.
Assim, com relação ao mundo espiritual, estar na erraticidade não tem nada a ver com estar em erro, tanto que, enquanto houver necessidade de reencarnar, os espíritos mais evoluídos também experimentam, entre uma encarnação e outra, o estado de erraticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário